Do rústico ao refinado, pensar no layout impacta 100% do desempenho de uma loja


Na contramão do que muitos pensam, uma loja desempenha um papel fundamental na melhoria da experiência do consumidor em várias maneiras, não apenas vender produtos. Além de considerar a localização e o mercado em que estão inseridas, as lojas precisam cuidar com atenção do layout para reforçar a identidade da marca, criar uma imagem positiva e despertar o desejo de compra do público-alvo. É crucial pensar em maneiras de otimizar o ambiente para atrair potenciais clientes.

O Visual Merchandising é uma estratégia de marketing amplamente utilizada no varejo para aprimorar a apresentação do ponto de venda e atrair mais clientes para a loja. Os comerciantes que se preocupam não apenas em fornecer produtos e serviços de qualidade, mas também em criar um ambiente acolhedor, utilizando técnicas como arranjo adequado dos produtos, infraestrutura bem planejada incluindo paredes, piso e iluminação, além do uso de cores e outros elementos que influenciam a decisão de compra, se destacam no mercado varejista.

De acordo com Ricardo Adachi, diretor do Sincomavi – Sindicato do Comércio Varejista de Material de Construção, todos os aspectos do desempenho de uma loja são enfatizados no processo, desde a iluminação até o layout das prateleiras, onde é determinado o que é mais importante e o que é menos importante para mostrar ao cliente. Produtos que estão localizados no fundo da loja são conhecidos pelos consumidores e já são procurados por eles. No entanto, outros produtos que os consumidores não sabem que estão disponíveis são colocados na frente da loja, em uma posição visível, para que os clientes possam vê-los e, consequentemente, comprá-los.

Para atrair os clientes até a loja, é fundamental pensar na fachada. Portas amplas, por exemplo, não só facilitam o acesso para cadeirantes, mas também oferecem visibilidade do interior, sendo uma parte essencial do layout da loja.

No interior da loja, a infraestrutura e a iluminação desempenham um papel importante para destacar os produtos. Considerar a possibilidade de remover paredes para ampliar o espaço, criando uma sensação de amplitude, também é uma ideia a ser considerada.

Outro ponto crucial, é pensar na trajetória do cliente dentro da loja, colocando-se em seu lugar, a fim de facilitar sua jornada e melhorar a localização dos produtos. Isso garante que ele encontre o que procura sem dificuldade, evitando a frustração.

A disposição dos produtos também desempenha um papel fundamental na visibilidade e especialmente nas vendas por impulso. Além disso, é importante garantir que os clientes possam encontrá-los facilmente.

A iluminação na loja é essencial para destacar os produtos nas prateleiras e determinar o que é mais importante para mostrar aos clientes.

O espaço próximo ao caixa, muitas vezes esquecido, é de grande importância. Embora os vendedores possam considerar a venda concluída nesse momento, esse espaço pode converter vendas. Uma estratégia inteligente é posicionar ali itens mais baratos, geralmente adquiridos por impulso no último minuto.

Fique atento aos pequenos detalhes que podem fazer com que seus potenciais clientes se sintam confortáveis em sua loja. O marketing sensorial, por exemplo, desempenha um papel importante na criação de uma atmosfera acolhedora por meio de música ambiente ou fragrâncias, aumentando a experiência sensorial do cliente e, consequentemente, impulsionando as vendas.

Conhecer bem o seu cliente é outro fator crucial.

É essencial ter uma compreensão clara de quem é o seu cliente e o que ele espera. Compreender suas necessidades e preferências é fundamental. Alguns comerciantes podem acreditar erroneamente que, um ramo rudimentar como o de materiais de construção por exemplo, os clientes preferem um ambiente mais rústico, quando na realidade todos apreciam um ambiente limpo e bem iluminado. Portanto, conhecer o perfil do consumidor é essencial para criar um layout eficiente que atenda às suas necessidades.

 

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